Profissionais Liberais e Autônomos

Qual a melhor opção para pagar menos impostos?

Os profissionais liberais, especialmente médicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos, etc., na maioria das vezes iniciam suas atividades como pessoa física, com um pequeno consultório ou escritório próprio, contando com pouquíssimos funcionários, sócios ou parceiros.

tax2
Todo profissional liberal busca produtividade e pagar menos imposto

Nesse caso, a tributação que incidente sobre a sua renda é o Imposto de Renda “Pessoa Física”, que deve ser calculado através do caixa, utilizando o software Carnê Leão da Receita Federal.

Esse sistema de tributação, a princípio é bem interessante pois permite que o profissional deduza todas as despesas do escritório ou consultório pertinentes à sua atividade, inclusive o pagamento de salários, benefícios e encargos sociais e trabalhistas.

A outra opção seria constituir uma empresa, cuja tributação ocorreria na modalidade lucro presumido ou SIMPLES NACIONAL, que embora sejam regimes simplificados a tributação incide sobre a Receita Bruta sem a dedução das despesas.

O melhor a fazer é simular os valores e elaborar um planejamento tributário, pois a análise vai além do simples cálculo de incidência sobre o faturamento. Há de se analisar também a retirada dos sócios, a incidência de encargos sobre essas retiradas, se Pro-labore ou lucro.

A EXECUTIVA SOLUÇÕES CONTÁBEIS tem a expertise nessa área e poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

SAIBA MAIS…

 

Scroll Up
Enviar Mensagem
Contate-nos